Mateus 6.22-24 - "Onde estão os seus olhos?"

Reflexões no Sermão do Monte  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Mateus 6.19-21

-------------------------:

Introdução
---------------------
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
---------------------
v.22-24: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.”
O que Nosso Senhor quer dizer com a seguinte afirmação: “O olho é a lâmpada do corpo”?
Em primeiro lugar tentaremos compreender o que ele não quer dizer, para então tentar chegar a uma resposta para o questionamento.
Bom, com essa afirmativa, Jesus não quer dizer que o olho é a fonte de luz para o nosso corpo, e, sim, que ele é, por assim dizer, o portador da luz, o guia do qual todo o corpo depende para a sua iluminação e direção. Deste modo, é em virtude do olho que uma pessoa pode fazer uso da luz.
Isso significa então, que os olhos são como lanternas/lanternas (essa é a ideia original). Eles irão iluminar se tiverem luz/energia dentro de si. Esta energia que deve ser compreendida como a vida que recebemos de Cristo Jesus.
Por isso Cristo afirmou no v.23B: “… caso a luz que há em ti sejam trevas.” Será uma grande treva.
E existem implicações. Com base nos v.19-21:
“assim como uma pessoa tem um olho natural (um olho representando ambos os olhos, aqui) para iluminar sua existência física e para mantê-la em contato com o seu ambiente terreno, ela igualmente possui um olho espiritual, ou seja, a mente, para iluminar sua vida interior, para guiá-la moral e espiritualmente e para mantê-la em contato com o Pai celestial. Porém, se a “luz” que está em tal pessoa escurece – por exemplo, em razão de seu anseio irrefreável por tesouros terrenos –, então quão imensa deve ser essa escuridão! – já que o próprio órgão de recepção de luz foi escurecido pelo pecado. Ao fracassar no que deveria ter sido o seu propósito, ou seja, a promoção da glória de Deus, essa pessoa perde tudo!”
Se há trevas no coração desta pessoa, certamente ela é dominada por outro senhor que não é o Senhor Deus. Possivelmente mamom? Ou outro Deus que não o verdadeiro.
Nosso Senhor apresenta aqui a antítese entre servir a Deus e a outros “deuses”, no caso falsos. É como disse Hendriksen:
“A impossibilidade de combinar dois alvos opostos (glorificar a Deus e satisfazer os anseios da carne) é declarado de forma muito concisa e sem ambiguidades no v. 24. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon.”
Desse modo:
“O homem que pôs o coração no lugar errado (v. 21) e dirigiu a mente na direção errada (v. 22 e 23) também sofre de uma vontade desalinhada, uma vontade que não se harmoniza com a vontade de Deus (v. 24). Talvez ele pense que pode fazer aliança plena com ambos os alvos – glorificar a Deus e adquirir possessões materiais –, porém está equivocado.”
Portanto, se alguém ama a Deus, então provará isso por meio de uma vida devotada a ele, colocando tudo – dinheiro, tempo, dons, etc. – ao seu dispor, servindo-o. Portanto, é evidente que amar a Deus não é simplesmente uma questão de emoções, senão que envolve o coração, a alma, a mente e as forças (Mt 22.37; Mc 12.30). Amar a Deus requer serviço e até mesmo sacrifício (Mt 10.37–39).
Voltamos então para a questão primeira:
O que Nosso Senhor quer dizer com a seguinte afirmação: “O olho é a lâmpada do corpo”?
Resposta: Onde a sua lâmpada está, naquilo esta pessoa colocou o coração. Dirigiu sua mente àquele lugar, alinhando ou desalinhando uma vontade que deve estar harmonizada com a de Deus, não de outros. Pois, se for em relação à outros deuses, este vive em trevas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.